Sistema de exaustão para cozinha industrial

Em síntese, tem por objetivo a remoção e tratamento de gases decorrentes do processo de cocção. Portanto, sua finalidade é a promoção da SISTEMA EXAUSTÃO PARA COZINHA INDUSTRIALqualidade do ar interior livrando-o de fumaça, odores e calor excessivo do processo. Além disso, é necessário proporcionar a renovação de ar destes ambientes. Sobretudo, deve-se promover a ventilação constante ou o condicionamento para que a temperatura permaneça dentro dos limites de conforto térmico necessário para o bom desempenho do trabalho.

Ou seja, realizar a instalação do sistema de exaustão para cozinhas industriais é de extrema importância tanto para o perfeito funcionamento do sistema e segurança do empreendimento quanto para a qualidade do ambiente de trabalho dos funcionários.

Normas e exigências

Certamente, é de extrema importância que todas as normas nacionais ABNT14.518 (Associação Brasileira de Normas Técnicas), normas locais vigentes e instruções técnicas do Corpo de Bombeiro de cada estado, sejam consideradas. Além disso, é necessário observar as instruções ASHARE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado) e SMACNA (Associação Nacional de Empreiteiros de Chapa e Ar Condicionado – uma associação comercial internacional) para construção do sistema de exaustão para cozinhas industriais. Dessa forma, deve-se ainda seguir todos estes quesitos com muita atenção, já que, o atendimento destas instruções é fundamental para o perfeito funcionamento do sistema.

Características

Decerto, a norma ABNT14.518/2020 realiza a classificação de efluentes dos equipamentos de cocção do sistema de exaustão para cozinha industrial classificando-os como leve, moderado, severo ou combustível sólido. Dependendo da classificação do sistema a norma vai definir a exigibilidade de itens necessários para segurança e funcionamento do sistema. Em resumo, entre outros itens, estes são alguns dos que compõe o sistema: exaustores do tipo centrífugos limit-load, caixa ventiladoras para reposição do ar de cocção, rede de dutos para exaustão, isolamento térmico, dispositivos de segurança, coifas, registro corta fogo. Além disso, em alguns sistemas é necessária a proteção passiva do sistema e também sistema fixo de combate a incêndio.

Serviços

ar condicionado central
SISTEMA EXAUSTÃO PARA COZINHA INDUSTRIAL