Projetos ar condicionado HVAC

Sobretudo, são desenvolvidos com a finalidade de atender a necessidade de parâmetros de conforto térmico e qualidade do ar interior. Assim também, atender as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) bem como as exigências de regulamentação de cada região e também da Anvisa.projeto ar condicionado

Portanto, é importante para a elaboração de um projeto de ar condicionado para HVAC (ar condicionado ventilação e exaustão) tanto o conhecimento das normas internacionais da ASHARE (A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado) quanto das normas construtivas como SMACNA (Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Associationvisando).  Certamente, este conhecimento se faz necessário para atender as boas práticas para a seleção de sistemas, equipamentos e materiais conforme cada seguimento. Além disso, é necessário conhecimento técnico e operacional para a aplicação de métodos para cálculo de carga térmica, como o RSTM (Radiant Time Series).

 

Desenvolvimento do projeto

Todavia, é necessário considerar várias premissas para elaboração do projeto de ar condicionado, ventilação e exaustão. Certamente o conjunto de informações será a partida inicial para a composição de um projeto preliminar. Assim sendo, este conjunto considera informações como: localização, temperatura ambiente, cargas dissipadas, atividades exercidas, dentre outros.

Portanto, estas informações são trabalhadas em conjunto com proposições anteriores dos arquitetos e engenheiros responsáveis pelo empreendimento e juntamente com as demais projetos como: arquitetura, elétrico, estrutural, entre outros. Sendo assim, com este conjunto de informações é possível realizar um estudo de viabilidade para o projeto de ar condicionado. Com isto, pode-se apresentar ao cliente as opções analisando, acima de tudo, o custo operacional, de implantação e manutenção dos sistemas ofertados. Além disso deve-se considerar o consumo energético visando maior eficiência de energia para o empreendimento.

 

Plataformas de construção para projeto ar condicionado

projeto ar condicionado

A METALTHERM, vem desenvolvendo as boas práticas em projetos de ar condicionado, ventilação e exaustão para integração com a fabricação e montagem, visto isso atualmente utilizamos softwares MAP que integram a plataforma BIM, construindo famílias próprias conforme padrões construtivos SMACNA e ASHARE, visando um processo dinâmico e eficaz.

 

Principais áreas de atuação;

  • Ar condicionado para conforto térmico, sistemas centrais e unitário;
  • Climatização e condicionamento de ambientes;
  • Exaustão e ventilação industrial;
  • Exaustão de cozinhas profissionais;
  • Pressurização de ambientes;
  • Pressurização de escadas.

Serviços

ar condicionado central