Teste de estanqueidade DW143

É muito importante a realização dos testes de pressão em dutos de ar, o vazamento em dutos de ar é o pioneiro para altos consumos energéticos em edifícios climatizados. A Metaltherm oferece estes serviços com base nas normas e diretrizes DW143 e SMACNA. Certamente inserir os dutos em pressões de trabalhos é o aspecto mais necessários para garantir a qualidade e verificação do sistema. Além disso só assim é possível garantir os parâmetros solicitados na norma.

A estanqueidade é crucial para garantir também o pereito funcionamento e balanceamento do sistema projetado. Os testes podem ser realizados em sistemas de baixa, média e alta pressão. Quando instalados em ambientes onde o desempenho da ventilação é critico como por exemplo em hospitais ainda é mais importante garantir sua estanqueidade.

Quem pode solicitar o teste DW143?

 Certamente o teste de pressão DW143 pode ser solicitado pelos instaladores de dutos de ar condicionado e dutos de ventilação afim de garantir o perfeito funcionamento conforme o projeto. Por outro lado podem também ser solicitados pelo cliente final, engenheiro e arquitetos e contratantes. Afim de garantir a real estanqueidade dos dutos para atende as vazões estipuladas em projeto. Certamente deve-se levar em consideração que empreendimento com vazamentos de ar em dutos podem gerar baixa eficiência energética.

Teste DW143teste dw143

 Nossa equipe é treinada e qualificada para a aplicação do teste com equipamento de última geração afim de atender as normas DW143. Estes testes são realizados em loco após sua instalação mas também podem ser realizados na pré-montagem em fabrica para garantir a estanqueidade da construção em juntas pittsbuguer, TDF ou TDC. Estes testes em fabrica não excluem a necessidade da verificação final após sua instalação. O teste é realizado em resumo inserindo pressão de trabalho nos dutos afim de garantir sua estanqueidade. Também é inserido uma fumaça aerossol para que possa identificar possíveis vazamentos e então realizar os reparos necessários. Só após a conclusão dos testes em conformidade com os parâmetros das normas DW143, ABNT ou SMACNA que é gerado um relatório final acompanhado de uma ART do responsável pela operação.

DW143 confirma a estanqueidade dos dutos?

Sim, o teste de estanqueidade DW143 é capaz de verificar se os dutos estão dentro dos padrões solicitados pelas normas. Para isso existem classes de pressão e vazamentos tipos A, B, C, D. É importante garantir a estanqueidade dos dutos, deve-se saber que só assim é possível garantir.